Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Reunião busca melhora no atendimento do Prev Cidade e abre possibilidade para instalação de Agência do INSS em Bananal.

  No dia 20 de março uma reunião entre vereadores, uma Procuradora Federal, representantes regionais do INSS e da Prefeitura tratou de esclarecer pontos necessários para a melhoria no atendimento do Posto do Prev Cidade em Bananal.

Robson, José Barbosa, Lúcia Nader, Érika, Drª Neusa Penna e Rafael Santos.

  A reunião foi presidida pela vereadora Lúcia Helena Nader Gonçalves, responsável pelo agendamento do encontro. Representando o INSS vieram  os srs. José Benedito Barbosa, Diretor Regional do órgão em Taubaté e Rafael da Silva Santos, Chefe da Seção de Atendimento em Cruzeiro. O encontro foi acompanhado pela Dra. Neusa Maria Guimarães Penna, Procuradora Federal da AGU (Advocacia Geral da União). O Secretário Municipal de Governo, Rubem César Amaral de Morias, representou a Prefeitura. Também participaram os vereadores Érika Affonso, Robson do Amaral Rodrigues e Vilmar da Silva.

  Lúcia Nader abriu a reunião explicando que solicitou o encontro devido a comentários de que a transformação do Vale do Paraiba em região metropolitana poderia comprometer o atendimento do posto do Prev Cidade porque os profissionais das áreas médica e administrativa não receberiam a reposição de despesas com viagens, hospedagem e alimentação. Especulou-se que isso poderia até resultar no fechamento do posto.

  O gerente regional do INSS, José Benedito Barbosa, logo fez questão de afirmar que o INSS não pretende fechar o posto de atendimento da cidade. Esclareceu que, realmente, uma norma do órgão restringe pagamentos de diárias e similares nas regiões metropolitanas, mas isso não impede que o funcionário cumpra o dever de prestar os atendimentos.

  Barbosa reconheceu problemas de Recursos Humanos para atender a região. Muitos funcionários estão se aposentando e há dificuldade de repor pessoal nas áreas médica e administrativa. Sua expectativa é a melhora do atendimento após concurso público a ser realizado no segundo semestre. Até lá, prometeu adotar providência para tentar reduzir o tempo de espera. Atualmente o beneficiário é obrigado a aguardar cerca de 40 dias para ser atendido.

 O ponto de destaque da reunião foi a sugestão de que Bananal aproveite a nova politica de instalação de agências, determinada pelo governo Dilma Roussef, e busque uma área ou imóvel para sua implantação. Barbosa acredita que somando atendimentos no Vale Histórico e Sul Fluminense, Bananal englobaria uma área de concentração acima de 40 mil pessoas, premissa básica para a instalação.

 A Prefeitura tem a incumbência de apenas conseguir o terreno. O INSS assume a construção, adequação e logistica para o funcionamento.

  A vantagem da Agência é que os peritos médicos e funcionários administrativos ficariam todo o tempo no município, a exemplo do que acontece em Cruzeiro e Barra Mansa.

          
Tecnologia do Blogger.